Um item muito polêmico no universo dos músicos são os equipamentos valvulados, em especial o amplificador.
Os amplificadores valvulados são a minha grande paixão, e tenho como hobby o projeto e a construção dos meus próprios amplificadores.
Neste blog pretendo desmistificar este que talvez seja o item mais importante em um bom setup.
Para se manter um amplificador valvulado sempre em bom estado e evitar dores de cabeça e prejuízo, 3 coisas muito importantes devem ser levadas em conta durante o uso:
- A impedância da caixa acústica ligada ao amplificador.
- O Bias.
- A maneira correta de se Ligar e Desligar o amplificador.
Hoje vamos falar da impedância para leigos e para entendidos.
Para Leigos:
No mercado existem basicamente 3 padrões de impedância: 4, 8 e 16 ohms.
Atrás do seu gabinete acústico, caixa acústica, alto-falante, etc... estará marcada a impedância em Ohms, esta tem de estar casada com a da saída do amplificador.
Se o seu gabinete tem 8 ohms, ligue na saída 8 ohms do amplificador. Se tiver 4, ligue na saída de 4. Se tiver 16, ligue na saída de 16.
Nem todo amplificador tem tantas opções. Geralmente os amplificadores possuem duas saídas: 4 e 8, ou 8 e 16.
Se o seu gabinete tem 8 ohms, ligue na saída 8 ohms do amplificador. Se tiver 4, ligue na saída de 4. Se tiver 16, ligue na saída de 16.
Nem todo amplificador tem tantas opções. Geralmente os amplificadores possuem duas saídas: 4 e 8, ou 8 e 16.
Caso seu gabinete não case com o amplificador, será necessário associá-lo a outro gabinete ou levá-lo a uma assistência técnica de amplificadores valvulados ou luthier especializado em amplificadores valvulados para ver se é possível reassociar as impedâncias internas de 4 para 16 ou de 16 para 4.
Jamais, em hipótese alguma, NUNCA MESMO ligue o amplificador com impedâncias diferentes da especificada nem sem o gabinete ou alto-falante acoplado a saída. Isso queimará a válvula de potência e o transformador de saída.
Não há muito mais do que isso para se preocupar a respeito de impedância. Basta lembrar de sempre ter uma caixa acústica ligada ao amplificador e de sempre ter a impedância casada.
Para os entendidos:
Resistência elétrica (R) ou impedância (Z) é a resistência que um componente elétrico oferece a passagem de corrente elétrica (i) quando a ele é aplicada uma tensão (U).
Em circuitos DC falamos em resistência, em circuitos AC falamos em impedância.
A relação entre resistência, corrente e tensão se dá pela dei de Ohm: U=R*i
No caso dos amplificadores, a impedância da caixa acústica é a carga que o amplificador enxerga ao tentar trabalhar.
Durante a fase de projeto do Estágio de Potência do amplificador valvulado, o projetista determina uma Impedância para aplicar á Válvula de Potência e assim estabelecer a sua polarização (o Bias).
Esta Impedância que polariza a placa da válvula é dada pelo Transformador de Saída, e este a estabelece em função da Impedância que ele encontrar como carga, isto é, do conjunto de alto-falantes do gabinete.
Se for utilizada uma impedância diferente da especificada, o bias se desequilibrará e pode ser o fim das Válvulas de Potência e do Transformador.
Em resumo:
A impedância da caixa acústica ou do conjunto de alto-falantes do amplificador existe para que o amplificador trabalhe corretamente nas espeficicações para que foi projetado. Ao ligar um amplificador valvulado, certifique-se de que ele está ligado a Impedância correta para a qual ele foi fabricado.
Um abraço a todos;
Marcos Kazan
Nenhum comentário:
Postar um comentário