segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cuidados com o Amplificador Valvulado parte 2 - Bias

Bom dia meninas e meninos!
Depois de um final de semana com direito a medalha de ouro nos jogos Panamericanos e acidentes fatais no MotoGP, estamos de volta.

Esta semana farei uma introdução a este que talvez seja o ponto mais polêmico e nebuloso a respeito de amplificadores valvulados, o Bias.

O Bias, que tem como tradução correta para o português o termo Polarização, é um fator crítico para o funcionamento correto do amplificador e durabilidade das válvulas do estágio de potência.
Ao se projetar um Amplificador Valvulado, o fabricante escolhe um ponto de trabalho para as válvulas, definindo assim uma tensão e corrente de repouso que permitirão que a válvula opere da maneira desejada e dentro de padrões bem definidos.

Infelizmente, não existem dois componentes eletrônicos perfeitamente idênticos em seus parâmetros eletrônicos, e o mesmo vale para as válvulas. Por mais que duas válvulas sejam do mesmo modelo e do mesmo fabricante uma nunca terá seu funcionamento idêntico ao de outra. Por este motivo, ao se trocar as válvulas de potência é preciso ajustar o circuito do amplificador para a válvula instalada, mesmo que esta seja idêntica á válvula antiga a ser substituída. Este ajuste só pode ser feito por um profissinoal especializado com um bom conhecimento em eletrônica e bastante experiência em circuitos valvulados, não é o tipo de regulagem feita por leigos pois exige conhecimento e aparelhos de medição especiais.

Como sei se o Bias está correto?

Quando o Estágio de Potência está mal polarizado, duas coisas podem acontecer: Bias Frio ou Bias Quente.
Diz-se que a Polarização está fria quando a tensão e/ou a corrente em repouso está abaixo do ideal. Isto faz com que o amplificador não seja capaz de fornecer sua potencia máxima, sacrificando assim o rendimento e range dinâmico de sons limpos. Há no entanto um ponto a favor, a durabilidade de válvulas de potência polarizadas frias é muito maior. Por este motivo, na dificuldade de se ajustar a polarização perfeitamente no ponto ideal, o técnico costuma ajustar a polarização ligeiramente mais fria sem que haja grandes perdas ou danos.

Diz-se que a Polarização está quente quando a tensão e/ou a corrente em repouso está acima da ideal.
Isto faz com que as válvulas de potência operem em temperatura elevada, acima do desejado, muitas vezes as placas das válvulas chegam a ficar incandescentes e em casos extremos atingindo o ponto de derretimento. Qualquer polarização quente diminuirá a vida útil de suas válvulas de potência.

Conclusão:

Caso o amplificador tenha um potenciômetro de Bias, a não ser que se saiba muito bem o que se está fazendo, não altere o ajuste!
Fique sempre de olho na cor das placas das válvulas, é normal que o filamento acenda em uma cor amarelo/alaranjada mas se as placas começarem a ficar incandescentes pode ser hora de correr para a assistência técnica.

No futuro explicarei sobre os tipos diferentes de estágios de potência, aí então veremos mais sobre Bias.

Um abraço;
Kazan

Nenhum comentário:

Postar um comentário