quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cuidados com o Amplificador Valvulado parte 3 - Ligando o Amplificador

Saudações amigas e amigos!

Seguindo nosso tutorial de cuidados básicos com o Amplificador Valvulado, chego aqui a última lição básica: O procedimento correto para Ligar e Desligar o amplificador.

Alguns podem pensar: Poxa, não basta ligar na tomada e ligar o POWER?
Pois é... a coisa vai um pouco além, aquele botão "Standby" do amplificador não está lá só para enfeitar.

Para os leigos:
A chave Standby serve para aquecer as válvulas antes de acionar o circuito de amplificação principal do seu amplificador. Esta chave é capaz de desligar a amplificação sem desligar os filamentos, assim podemos manter as válvulas na temperatura correta de trabalho antes de acionar o sistema de amplificação.

Introdução teórica para os entendidos:
As válvulas são dispositivos que chamamos de "Termo-Iônicos", para que a corrente eletrica possa fluir pela válvula é necessário aquecer uma placa metálica chamada Cátodo. Para este fim existe uma estrutura dentro da válvula chamada Filamento, que é responsável por acender feito uma lâmpada incandescente e aquecer o cátodo.
Quando o cátodo atinge uma certa temperatura, os elétrons se desprendem em fluem em direção a outra placa chamada Ânodo que, por estar em um potencial elétrico positivo em relação ao Catodo, atrai os elétrons e assim se dá a passagem de corrente elétrica no interior da válvula.
Acontece que este processo de aquecimento leva alguns segundos, e a estabilização da temperatura pode levar vários minutos e, por questões técnicas, aplicar alta tensão a válvula quando ela ainda está fria pode em alguns casos ser bastante danoso.

Outra questão a ser considerada é a de que o circuito interno do amplificador valvulado normalmente trabalha com altas tensões, 250V, 300V ou até mais. Dependendo do projeto, pode levar alguns segundos para que as tensões da fonte possam se estabilizar nos valores especificados em projeto.

A chave "StandBy" permite que os filamentos sejam ligados de maneira independente da tensão principal de alimentação do circuito valvulado (a famosa B+).

Na prática:
Na prática, o procedimento correto é muito simples mas se não for seguido corretamente a vida útil das válvulas pode ser comprometida.
  1. Antes de ligar o amplificador, verifique sempre se a tomada correta está sendo utilizada (127V ou 220V), verifique também se a caixa acústica ou conjunto de alto-falantes está ligado corretamente e com a impedância correta (já conversamos sobre isso antes).
  2. Coloque a chave Standby na posição StandBy e ligue o POWER amplificador.
  3. Em alguns segundos os filamentos se acenderão e as válvulas emitirão uma luz amarela meio alaranjada. A maioria das válvulas leva algo entre 15 a 30 segundos para atingir a temperatura necessária para o processo termo-iônico ocorrer. Enquanto isso vá fazer outras coisas como afinar sua guitarra, desenrolar seus cabos, ligar seus pedais, tomar café, etc...
  4. Passado algum tempo desarme a chave Standby, isso fará com que o amplificador passe a funcionar, e toque a vontade.
Para desligar, basta fazer o processo reverso:
  1. Coloque a chave na posição Standby, isso fará a fonte B+ descarregar. Este efeito pode ser nítidamente observado com a queda progressiva de volume até que o amplificador fique mudo.
  2. Deixe o amplificador neste estado por alguns minutos para permitir o resfriamento progressivo das válvulas. Enquanto isso faça qualquer outra coisa como guardar o resto do seu equipamento, tomar um café, etc...
  3. Desligue o POWER do amplificador.
Com este simples procedimento, a vida útil das válvulas será a maior possível.

Espero que tenham gostado do artigo, e semana que vem teremos novidades.
Um abraço a todos;
Marcos Kazan

Nenhum comentário:

Postar um comentário